Se você chegou até aqui, provavelmente está buscando saber mais sobre retentores, não é mesmo? E hoje, iremos falar justamente sobre isso, sobre o que é e para que serve esse componente, então, leia até o final!
O Que São Retentores?
Os retentores são componentes responsáveis por impedir a passagem de fluídos de um componente lubrificado para outro em que não é preciso lubrificação, logo, você pode imaginar a importância deles, não é mesmo?
Como Funciona o Retentor?
Como você já sabe, o retentor, como o próprio nome já diz, retém diferentes tipos de fluídos, como óleos e graxas que precisam ser contidos na parte interior de um equipamento, além disso o retentor impede que resíduos externos (como areia, poeira e terra) entrem em contato com áreas internas lubrificadas do equipamento. O retentor é aplicado em uma diversidade de equipamentos, como motocicletas, caminhões, carros, ônibus, máquinas agrícolas, eletrodomésticos, aviões e máquinas industriais. Pode ser usado em diferentes temperaturas e a vedação acontece no contato entre a aresta do lábio de vedação e o ponto de eixo da máquina.
Aplicação de retentores: onde são utilizados os retentores?
Pela diversidade de retentores, há muitas situações em que se usa os retentores, mas, no geral, pode-se dizer que retentores são utilizados sempre que existem eixos rotativos em funcionamento. Sendo assim os retentores são bastante usados nas indústrias e também nos automóveis.
Ele é usado na vedação de fluidos lubrificantes e na proteção do sistema contra impurezas. Apesar disso, ele também pode ser usado na vedação de elementos pastosos, gasosos ou líquidos.
Tipos Mais Comuns de Retentores
Agora que você já sabe o que é o retentor e qual a sua função, conheça agora os tipos mais comuns de retentores!
Retentores Industriais
Como o próprio nome já diz, esses retentores são comuns em aplicações da indústria pesada, tais como mineração, metalurgia e siderurgia. Os retentores industriais mais comuns são os radiais, com diâmetros de eixo de até 203 milímetros.
Retentores de Bengala
Esse tipo de retentor é usado como uma proteção adicional para a vedação de fluídos.
Retentor de Válvula
Esse tipo de retentor é o mais usado em automóveis, ele fica localizado estrategicamente no cabeçote, impedindo que os fluidos invadam a câmara de combustão.
Em todos esses tipos de retentores podemos ter a base de vedação compostas por borrachas do tipo:
- NBR = Nitrílica;
- ACM = Poliacrílica;
- MVQ = Silicone;
- FPM = Fluorelastômero;
- PU = Uretano;
- CR = Neoprene;
- PTFE = Teflon;
- NY = Nylon e;
- HNBR = Hidrogenada.
Verificar os Retentores é Uma Medida de Prevenção!
Se você é industrial, precisa verificar periodicamente a situação dos retentores das máquinas, pois a falta de conservação e troca, se necessária, pode impactar de forma significativa a sua produção. E também se você possui veículos e realiza o uso particular e principalmente uso comercial, como por exemplo, empresas de aluguel de vans, precisa fica atento as revisões e a substituição dos retentores, se necessária!
Onde Comprar Retentores em BH?
A Casa dos Retentores é especializada em soluções de vedação, tais com gaxetas, juntas e claro, retentores. Representamos as principais marcas do mercado como Arca, Sabó, Agel, APC, DBH, Dynamic, Vedabrás, Vedalone, John Crane, SAV, Taranto e Wylerson.
Você pode encontrar nossos produtos em nossa loja na Rua dos Tupis, 1642 – LOJA 2 – Barro Preto, Belo Horizonte – MG ou ainda fazer o seu pedido pelo WhatsApp (31) 3295-5050.
E claro, se você gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos e nas redes sociais!